Missing image

Como o HTML5 influencia o SEO

Eu não sou especialista em SEO, mas como trabalhei muito tempo numa agencia focada no resultado (Agência AO5) , aprendi muito sobre o assunto e sim, HTML5 e SEOpodem e devem andar juntos, ao contrário do que muitos por aí pensam.

Conversando com um amigo expert em SEO (@fabioricotta), perguntei: “Brother, o que o google quer?”… ele me respondeu: “Conteúdo de qualidade”.
Seguindo por este princípio,  entendo que para se ter um conteúdo de qualidade num documento web, ele tem que ser relevante com a estrutura semântica. E o HTML5 é o que temos de melhor hj em dia para organizar essas informações.

Segue algumas dicas básicas para vc, que quer usar a nova semântica do HTM5 para que seu projeto fique bem posicionado nos buscadores:

Pra mim, cada página tem que ter APENAS 1 <h1>, mas o W3C, na especificação doHTML5 diz que cada section pode ter um <h1>, mas eu não uso assim.
“Se eu usar vários <h1>, o Google vai me punir?”
O Google não vai punir… isso usando HTML5 ou não. A não ser que vc use de forma inadequada.

Além disso, utilize as tags adequadas de acordo com o seu conteúdo, heading tags seguindo uma hierarquia, tag de navegação <nav>, cabeçalho <header>, conteúdo<section><article><p><video><audio>, <figure>… os novos types de formulário(email, search, url, tel…), link relationsmicrodata

Volto a lembrar, o Google quer conteúdo de qualidade e semântica.

INFELIZMENTE, existem técnicas que, “BAGUNÇANDO” toda a organização do código / semântica, vc vai ter mais resultados nos buscadores. (essa de colocar vários h1 na página é lenda ok?). Não é isso que o GOOGLE quer… mas em algumas situações, o resultado é bem melhor sim! Só tem que ficar esperto pra não ser punido.

Quando vc desenvolve um projeto é claro que vc quer resultado (conversão / venda de produto / serviço), mas acho que não é só isso! EU, Sergio (@elvisdetona), penso num todo. Desenvolvo sempre meus  projetos pensando num bom resultado nos buscadores e que seja o mais acessível / compatível possível com a maioria dos dispositivos que tem acesso a web.

Se vc pensa “Eu preciso ficar em primeiro no Google a qualquer custo”, não se preocupe tanto com semântica e siga a orientação de caras especialistas SEO.

Enfim, a nova semântica do HTML5 e SEO devem andar juntos. Monte seu código utilizando HTML5. No critério de desempate, o site que tiver um conteúdo de qualidade bem organizado (HTML5 / Semântica) terá prioridade nos buscadores.

**** Este post surgiu depois de um assunto levantado na lista de discussão sobre HTML5 e CSS3, “HTML5: impactos em SEO hoje”.  Valeu a todos que colaboraram ****

[]´s
Viva Elvis, HTML5 Rulezzzz \m/