20 Termos de SEO que você deveria conhecer

Se você tem um site, blog ou se trabalha com qualquer coisa relacionada a internet, você certamente deveria conhecer algo sobre otimização para mecanismos de busca (SEO). Para você começar a se familiarizar com as siglas desse assunto, abaixo apresentarei os 20 termos mais comuns.

SEM

Como o próprio nome diz envolve marketing em serviços e produtos para mecanismos de busca. SEM é dividido em dois pilares: SEO e PPC.  SEO significa otimização para mecanismos de busca e é a pratica de otimizar um site para que ele apareça melhor nos resultados orgânicos. PPC que são os links patrocinados, é a pratica de comprar links dos mecanismos de busca.

Backlink

Também conhecido como link interno ou simplesmente de link, é um link de outro site apontando para seu site. Backlinks são importantes para SEO por que eles afetam diretamente o pagerank de um site, influenciando no ranking das buscas.

Pagerank

Pagerank é o algoritmo que o Google usa para estimar a relevância de uma página na internet. A idéia básica por tras do algoritmo é que um link vindo da página A para a página B pode ser um voto de confiança  da página A para a página B. Quanto mais links uma página receber mais ela seria confiável.

Linkbait

Um linkbait é um tipo de conteúdo publicado em um site ou blog com o objetivo de atrair muitos backlinks. Pode ser um texto, um vídeo, uma infográfico, um quiz ou qualquer outra coisa. Um exemplo clássico de linkbait são as listas “Top 10” que sempre atraem muitos links de redes sociais.

Link Farm

Link farm é quando um grupo de sites linkam para um mesmo site, com a idéia de aumentar o pagerank deste site. Essa técnica já funcionou mas hoje em dia é tratada como spam.

Texto âncora

Texto âncora é o texto clicável em uma página. Ter uma palavra chave bem trabalhada no texto âncora é importante para SEO por que o Google vai associar essa palavra chave ao conteúdo do seu site. Por exemplo, se você tem um blog que fala sobre SEO, você aparecerá melhor no ranking se os backlinks para seu site tiverem a palavra “SEO” no texto âncora.

Nofollow

O atributo nofollow é utilizado em links quando um site quer avisar ao Google que não indica o site que está sendo linkado. O atributo pode ser usado quando um link for criado pelo usuário, por exemplo, comentários de um blog, ou quando alguém paga pelo link, por exemplo, patrocinadores ou publicidade. Quando o Google encontra um atributo nofollow ele simplesmente não da relevância do link para o pagerank nem para o algoritmo de busca.

Um exemplo de uso de nofollow:

[code language=”html”]

</div>
<a href="http://www.google.com/" rel="nofollow">Google.com</a>

[/code]

Link Sculpting

Usando o atributo nofollow de uma forma estratégica os desenvolvedores foram capazes de canalizar o fluxo do pagerank dentro de seus sites. Porém, essa pratica já não surge efeito para o Google.

Tag Title

A tag title é literalmente o título de uma página e é um dos fatores mais importantes de rankeamente no algoritmo do Google. O ideal é que sua tag title seja unica e contenha as principais palavras-chave da sua página. Você pode ver a tag title em muitas páginas no topo do navegador.
Um exemplo de uso da tag title:

[code language=”html”]

<title>Títullo da página</title>

[/code]

Meta tags

Como a tag title, as meta tags são usadas para dar o mecânismo de busca mais informação em relação ao conteúdo das suas páginas. As meta tags são inseridas dentro da tag <head> e não são visíveis para os visitantes.

Algoritmo de Busca

O algoritmo de busca do Google é usado para encontrar as páginas mais relevantes para uma determinada busca. De acordo com o google, o seu algoritmo de busca considera mais de 200 fatores, dentre eles, pagerank, a tag title, as meta tags, o conteúdo do site, o tempo do domínio, entre outros.

SERP

É a página de resultados do mecânismo de pesquisa. Basicamente é a página que retorna quando você busca por uma palavra chave especifica no Google ou em outro buscador. A quantidade do trafego de busca que o seu site recebe vai depender do ranking que ele tem na SERP.

Sandbox

O Google tem um índice separado chamado de sandbox, esse é um índice para sites novos. Quando um site está no sandbox ele não aparece no resultado normal. Assim que o site for verificado pelo Google ele será movido do  sandbox para o índice principal.

Densidade de palavras-chave

Para saber a densidade de uma determinada palavra-chave em uma página, basta contar o número de vezes que a palavra aparece na página e dividir pelo número de palavras na página. A densidade de palavra-chave é um dos fatores mais importantes para SEO e recentemente o algoritmo deu mais ênfase para esse fator.

Keyword Stuffing

Desde que as palavras-chave passaram a ter mais importância para os mecânismos de busca, os desenvolvedores passaram a manipular a quantidade de palavra-chave em uma página, fazendo esta ficar com mais palavra-chave que deveria, isso é chamado de Keyword Stuffing. Atualmente está tecnica não funciona mais e você pode ser penalizado se utilizar.

Cloaking

Essa técnica consiste em mostrar um conteúdo para os mecânismos de busca e outro para o usuário. A idéia é manipular para que os mecânismos de busca as palavras-chave e usar o acesso para relacionar produtos e serviços para os usuários. Essa técnica é considerada spam e possível de penilização pela maioria dos mecânismos de busca, basta lembrar o caso recente da empresa decolar que foi punida do Google por usar cloaking em seu site.

Web Crawler

Também chamado de motor de busca, é o script que vare a internet para descobrir novos links e páginas. Esse é o primeiro passo para ser indexado.

Conteúdo Duplicado

Conteúdo duplicado se refere a um bloco do conteúdo dentro de um domínio relacionado que contenha um conteúdo igual ou similar.

URL Canonica

É quando um uma URL de um mesmo conteúdo pode ser representado de mais de uma forma. Por exemplo a versão canonica dewww.meudominio.com.br é www.meudominio.com.

Robots.txt

Documento usado pelos mecânismo de busca para estruturar um site, sempre colocado na raiz do domínio. Por exemplo, com o Robots.txt é possível bloquear um URL para os mecânismos de busca.

Post adaptado de 20 SEO Terms You Should Know